A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (4/2), uma operação contra uma quadrilha envolvida em fraudes bancárias que causaram prejuízos à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil. A ação aconteceu em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
Segundo a PF, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de um casal apontado como líder da associação criminosa. O mandado foi expedido pela 1ª Vara Federal de São José dos Campos.
Fraude em bancos digitais
As investigações constataram que o grupo usava documentos e artifícios fraudulentos para abrir contas em bancos digitais, que eram usadas em transferências bancárias, especialmente por meio de pagamentos de boletos emitidos a partir de múltiplas contas.
Nesse esquema, a quadrilha causou prejuízos à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil.
Além disso, a operação, chamada de German Parking, identificou fraudes envolvendo cartões pré-pagos, assim como a aquisição de imóveis, que revelou uma evolução patrimonial incompatível com os rendimentos declarados pelos investigados.
Os crimes investigados são furto mediante fraude por meio de dispositivo eletrônico ou informático e associação criminosa.
