Boa tarde! Hoje é terça, 10 de dezembro de 2024

(11) 3104-4441

Governo indica Galípolo para conselho do BB e vai renovar inteiramente o colegiado

Publicado em: 02/05/2023

O Banco do Brasil (BB) informou que o governo indicou Gabriel Galípolo para o conselho de administração da instituição. A indicação deve ser votada em assembleia geral ordinária no próximo dia 27. Ele é secretário-executivo do Ministério da Fazenda.

Galípolo é formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi presidente do Banco Fator e professor universitário.

O conselho do BB é formado por oito membros, sendo quatro indicados pelo governo, dois pelos acionistas minoritários, a presidente do banco e um representante dos funcionários. Com as mudanças na próxima AGO, o órgão deve ser inteiramente renovado, não sobrando nenhum membro indicado no governo Bolsonaro.

Além de Galípolo, o governo também indicou para o conselho do BB Elisa Vieira Leonel e Anelize Lenzi Ruas de Almeida. Já Kelly Tatiane Martins Quirino é a indicada dos funcionários.

Anelize é procuradora da Fazenda Nacional desde 2006, é mestre em Política Pública pela Universidade de Oxford e pós-graduada em Administração Pública pela FGV. Já foi membro do conselho fiscal do BB e do conselho de administração da Caixa.

Elisa é Secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Doutoranda em Ciência Política e Mestre em Administração e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UNB), graduada em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.

Kelly, representante dos funcionários, é doutora em Comunicação pela Universidade de Brasilia (UNB), mestre em Comunicação Midiática e jornalista diplomada pela Universidade Estadual Paulista. É professora da UNB e da Universidade Católica de Brasília.

Já os minoritários indicaram para o conselho do BB Marcelo Gasparino da Silva e Robert Juenemann. Silva é advogado e já atuou como conselheiro de empresas como Vale, Petrobras, Cemig e Eternit. Juenemann também é advogado e atuou como conselheiro fiscal em diversas empresas, como o próprio BB, Petrobras, Vale, JBS, entre outras.

Fonte: Valor Econômico

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.