Boa tarde! Hoje é quinta, 02 de maio de 2024

(11) 3104-4441

Homenagem ao BB ganha forma de autobiografia romanceada

Publicado em: 09/10/2022

“Este livro é uma homenagem ao Banco”, define o próprio Everaldo Dantas da Nóbrega, autor da obra Memórias de um Bancário (João Pessoa/PB: Ideia Editora, 2022). Para homenagear a instituição, que completa 214 anos de existência na próxima quarta-feira, 12 de outubro, o associado da ANABB optou por elaborar um texto na forma de autobiografia romanceada.

O livro traz relatos e histórias do Banco do Brasil das décadas de 1960 a 1990, desde o momento que o autor ouviu falar da instituição pela primeira vez, ainda menino, até sua aposentadoria, em julho de 1995, na então Consultoria Jurídica – atual Diretoria Jurídica do Banco, em Brasília/DF.

A obra possui mais de 60 capítulos, além de notas explicativas, fotocópias de documentos e fotos – afinal, a “História, de um modo geral, é contada não somente com palavras escritas e faladas”, explica Everaldo Nóbrega, hoje com 75 anos de idade.

As imagens mostram momentos marcantes da vida pessoal e profissional do autor, selecionadas por ele. Como a foto em que recebe os cumprimentos de João Otávio de Noronha – ex-diretor jurídico do BB, atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – no dia da aposentadoria.

O texto, por sua vez, é marcado pela fluidez e objetividade, características que o tornam de fácil leitura. O livro está organizado em “capítulos curtos dentro do possível – inclusive nos seus títulos (…). E sem nenhuma outra pretensão que não seja a de contar uma história, a minha história no Banco do Brasil”, descreve o autor.

Cronista e poeta, Everaldo Nóbrega responde com um poema a eventual questionamento a respeito da justificativa de uma carreira profissional em instituição bancária virar um livro:

Neste mundo pequenino
De rumos, rotas incertas,
Das coisas pequenas, mínimas,
Todas eu as faço grandes,
Dispensando a veleidade,
Para ter metas e metas
E me dar finalidade.

CARREIRA NA LITERATURA

Memórias de um Bancário é o 13º livro do autor. Os 12 anteriores são dedicados à poesia, ao Direito ou formam coletâneas de crônicas e contos, entre outros gêneros discursivos. O advogado também possui colaborações em livros de outros autores, além de publicações em jornais e revistas.

Nascido em São Mamede e tendo vivido a infância em Patos, na Paraíba, Everaldo Nóbrega fez o concurso para o BB (e obteve aprovação) aos 16 anos de idade. Aguardou até os 18 anos para ter idade legal para tomar posse na instituição, o que ocorreu em Pombal (PB), em 1965, na função de auxiliar de escriturário. A agência havia sido criada dois anos antes.

Depois, trabalhou em sua conhecida Patos; em Sousa, onde prestou concurso interno para o cargo de escriturário; e na capital do estado, João Pessoa. Já como advogado seguiu para Brasília, onde assumiu a função de assessor jurídico junto à Direção Geral do Banco.

Foi instrutor no BB, lecionando disciplinas de áreas do Direito; chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Integração Nacional; juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba; conselheiro e ouvidor geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) / Seccional PB e professor de Direito em universidades. É membro da Academia Paraibana de Letras Jurídicas, da União Brasileira de Escritores em São Paulo e do Instituto Histórico e Geográfico de Patos, entre outras entidades.

Como destaca o escritor Coelho Netto, em citação selecionada pelo autor: “A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração”. Memórias de um Bancário revela essas saudades e presta suas homenagens a uma instituição bicentenária, que marca a História do Brasil e, também, a de todos nós.

Fonte: Agência ANABB

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.