O Itaú (ITUB4) e o Banco do Brasil (BBAS3) estão entre as 500 marcas mais valiosas do mundo em 2025. Os bancos são os únicos representantes do Brasil e da América do Sul no ranking elaborado pela Brand Finance.
“Itaú Unibanco e Banco do Brasil são consistentemente classificados como as marcas mais valiosas do Brasil devido ao seu amplo alcance, forte reputação de marca e posicionamento estratégico no setor de serviços financeiros”, comentou a consultoria inglesa.
De acordo com o levantamento, o Itaú tem uma marca avaliada em US$ 8,6 bilhões. Isto é, quase R$ 52 bilhões no câmbio atual.
O valor da marca do Itaú cresceu 3% em relação a 2024. Ainda assim, o banco perdeu 11 posições no ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo, caindo da 263ª para a 274ª posição.
Apesar do baque, o Itaú ainda é a empresa brasileira mais bem posicionada no ranking. Além disso, o banco aparece à frente de nomes como Spotify (S1PO34), Fox (FOXC34) e Renault.
Na avaliação da Brand Finance, “o Itaú investiu pesadamente na transformação digital, oferecendo experiências bancárias móveis perfeitas e produtos financeiros inovadores. Esses esforços aumentaram a satisfação e a retenção do cliente, principalmente entre os consumidores mais jovens e experientes em tecnologia”.
Além disso, a marca do banco é fortalecida pelos resultados financeiros robustos, sustentados por um portfólio diversificado de serviços. Campanhas de marketing que associam a marca a eventos como o Carnaval e a celebridades como Madonna e Ronaldo Fenômeno também ajudam, segundo a Brand Finance.
Já o Banco do Brasil aparece na 467ª posição do ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo, com uma marca avaliada em US$ 5,2 bilhões. Isto é, pouco mais de R$ 31 bilhões no câmbio atual.
O resultado é inferior ao registrada em 2024. Isso porque o valor da marca do Banco do Brasil caiu 4% em relação ao ano passado, levando a instituição a perder 36 posições no ranking.
A Brand Finance disse, por sua vez, que, “como uma das instituições financeiras mais antigas do país, o Banco do Brasil desfruta de patrimônio e credibilidade inigualáveis”.
Segundo a consultoria, a extensa rede de agências da instituição “consolida seu papel como pedra angular do sistema financeiro brasileiro”. Já a sua participação em políticas públicas, como financiamento agrícola e programas de crédito para pequenas empresas, “reforça sua relevância e valor aos olhos do público”.
O Bradesco (BBDC4), por outro lado, deixou o seleto grupo das 500 marcas mais valiosas do mundo neste ano. O banco havia ficado com o 477º lugar do levantamento em 2024, mas não aparece desta vez.
As marcas mais valiosas do mundo
Divulgado nesta terça-feira (21), o levantamento da Brand Finance é dominado por marcas dos Estados Unidos e liderado por big techs.
Segundo a consultoria, a Apple (AAPL34) ainda apresenta a marca mais valiosa do mundo, apesar de estar brigando com a Nvidia (NVDC34) pelo título de empresa com maior valor de mercado do planeta.
A Nvidia, por sinal, entrou no “top 10” do ranking, com uma marca avaliada em US$ 87,8 bilhões.
A rede social chinesa TikTok também está no “top 10”. Afinal, o valor da sua marca disparou 79% nos últimos três anos, passando de US$ 59 bilhões em 2022 para US$ 105,8 bilhões em 2025.
Além do TikTok, outras 68 empresas chinesas aparecem entre as 500 marcas mais valiosas do mundo. O número só é menor do que o dos Estados Unidos, que tem 194 representantes no ranking.
Veja as 10 marcas mais valiosas do mundo em 2025, segundo a Brand Finance:
Apple (AAPL34): US$ 574,5 bi;
Microsoft (MSFT34): US$ 461,1 bi;
Google (GOGL34): US$ 413,0 bi;
Amazon (AMZO34): US$ 356,4 bi;
Walmart (WALM34): US$ 137,2 bi;
Samsung: US$ 110,6 bi;
TikTok: US$ 105,8 bi;
Facebook, da Meta (M1TA34): US$ 91,5 bi;
Nvidia (NVDC34): US$ 87,8 bi;
State Grid Corporation of China: US$ 85,6 bi.