Boa tarde! Hoje é sbado, 18 de maio de 2024

(11) 3104-4441

NetSuite, sistema de gestão da Oracle, terá integração com BB

Publicado em: 11/04/2024

O NetSuite, sistema de gestão da Oracle para pequenas e médias empresas, acaba de fechar um contrato com o Banco do Brasil para que seus clientes realizem pagamentos à instituição financeira dentro do próprio ERP.

Este é o primeiro acordo dessa natureza da companhia no país e a funcionalidade ainda não tem data para entrar no ar.

Gustavo Moussalli, vice-presidente da Oracle NetSuite para a América Latina, explica que, em todos os bancos, existe um arquivo de texto chamado CNAB (sigla para Centro Nacional de Automação Bancária).

“É a automatização desse arquivo, a transformação dele em chamadas API, onde se faz esse processo eletronicamente ao invés de fazer troca de arquivos. Com essa automação, os clientes podem ter benefícios como maior segurança, maior agilidade, reconciliação mais fácil”, detalha Moussalli.

A companhia não abre o número de clientes no Brasil ou América Latina. No mundo, são 37 mil clientes NetSuite.

“Nós estamos falando em algo que ajuda a agilizar pagamentos de pequenas e médias empresas. E o Banco do Brasil é muito voltado para a pequena e média. Então é uma conjunção bastante importante”, destaca Luiz Meisler, VP executivo da Oracle América Latina.

Hoje o BB conta com mais de 2,8 milhões de clientes PMEs. O número total de clientes chega a 80 milhões em 93% dos municípios brasileiros.

“A Oracle é uma grande parceira do banco e eu vejo que cada vez mais teremos que juntar forças. Então, quanto mais olharmos vários aspectos, várias soluções, e juntar tudo isso para o nosso cliente, só vai dar bom”, avalia Marisa Reghini, VP de negócios digitais e tecnologia da instituição financeira.

A executiva participou do Oracle CloudWorld Tour Brasil, evento da companhia que aconteceu em São Paulo nesta quinta-feira, 4, quando também falou mais sobre a transformação do banco.

“A gente comenta sempre que o BB é uma startup de 215 anos. Porque, num banco grande, precisamos inovar o tempo todo. As tecnologias chegam a cada momento e o consumidor tem mudado, então temos que olhar muito para isso”, destacou Reghini no palco.

A área de tecnologia do Banco do Brasil já conta com 4,5 mil funcionários. Além disso, quase 2 mil aprovados no último concurso público devem ser convocados nos próximos anos.

“Estamos num movimento muito interessante de inovação. Eu tenho pessoas que conhecem tecnologias bastante utilizadas no mainframe, por exemplo, que também já pivotaram a carreira e estão trabalhando com nuvem. E, agora, estão chegando os novos colegas já neste mundo novo da nuvem”, contou Reghini.

Hoje, o banco opta por desenvolver produtos novos já na nuvem. Em casos de novas funcionalidades em softwares que já existem, a opção é continuar onde aquela solução está hospedada originalmente.

“Quando chegou o Pix, a gente desenvolveu duas soluções, tanto para o mainframe quanto para a nuvem. Então, hoje, quando eu mudo a chavinha do mainframe para a nuvem, o cliente nem percebe”, conta a VP.

O Banco do Brasil já havia participado do último Oracle CloudWorld contando sobre a migração da Brasilcap e da BB Tecnologia e Serviços para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI).

De forma geral, o BB tem uma estratégia multinuvem, utilizando Oracle, AWS, Microsoft Azure e Google Cloud, além da nuvem privada do banco.

Hoje 100% na nuvem, o NetSuite é um sistema integrado que inclui ERP, gerenciamento de estoque, RH, automação de serviços profissionais e comércio omnicanal.

A empresa foi criada em 1998 e chegou à América Latina em 2012. Em 2016, foi adquirida pela Oracle por uma bolada de US$ 9,4 bilhões e, hoje, conta com mais de 37 mil clientes em 219 países e territórios.

Na América Latina, a companhia conta com cerca de 100 parceiros de implementação. No Brasil, são centenas de clientes, entre eles Conta Azul, Nomad e Ituran Seguros.

Fonte: Baguete

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.