Boa tarde! Hoje é segunda, 24 de junho de 2024

(11) 3104-4441

Presidente do BB rebate comentários após tentativa de alto reajuste de salário

Publicado em: 23/05/2024

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, está passando por um mau momento na relação com seus colegas, funcionários do banco. Em mensagens trocadas no canal de comunicação interno da companhia, funcionários tem feito críticas a Tarciana por causa do pedido de reajuste do seu salário em 57% –proposta que foi posteriormente rejeitada.

As mensagens foram obtidas pela colunista Andreza Matais, do UOL. As críticas dos empregados do banco foram feitas no dia 24 de abril, antes mesmo do reajuste ser votado. Porém, Tarciana só veio a responder as mensagens no início deste mês.

“Concordo plenamente que merecemos o mesmo reajuste, por justiça”, escreveu um funcionário. “Que ela ganhe um milhão!! Mas não me deixe ganhando 3 mil!!!”, disse outro.

Um dos comentários que Tarciana respondeu dizia que a presidente podia não votar pelo reajuste, mas seriam “pessoas do convívio dela” que teriam a missão. A presidente rebateu, no dia 7 de maio: “Você acha que eu convivo com os membros do Conselho de Administração?”.

Ainda na mesma conversa, os funcionários continuaram. “Choro de pensar na quantidade de Ourocard [título de capitalização] que vamos ter que vender pra manter isso…”, disse um.

“A conta irá chegar nas agências – corte de verbas, cargos e etc”, escreveu outro. Nesta mensagem, Tarciana perguntou: “Colega, gostaria de saber quantos cortes de verbas e de cargos ocorreram no BB desde o dia 16.01.2023?”. A data refere-se ao dia em que assumiu o comando do banco.

Depois de responder a algumas das críticas, Tarciana postou um longo texto, também no dia 7 de maio. “Aqui quem está escrevendo não é a presidenta do BB, é uma colega que levanta todos os dias há mais de 24 anos e busca entregar o melhor trabalho possível para empresa e para quem está ao redor, por saber que podemos realmente tocar positivamente a vida das pessoas. Para mim nunca se tratou de dinheiro, galguei a minha carreira função por função até chegar aqui”, iniciou.

A presidente disse estar perplexa “com a violência dos comentários”. “Gostaria de fechar dizendo que me sinto violentada, desrespeitada, mas não intimidada”, finalizou.

O reajuste de Tarciana Medeiros foi aprovado no dia 26 de abril, dois dias depois das trocas de mensagens registradas. O aumento foi de 4,62%, saindo de R$ 74.972 para R% 78.435. O reajuste proposto inicialmente elevaria a remuneração de Tarciana para R$ 117.470.

Em nota ao Terra, o BB afirmou que a comunicação interna da empresa “tem como premissa o estímulo ao diálogo entre a empresa e todo o público interno. A valorização da diversidade de opiniões compõe os princípios desse relacionamento, por meio dos canais institucionais da organização, onde os funcionários podem fazer comentários de forma franca e aberta, observando o código de ética e normas de conduta da organização”.

Além disso, afirmou que “o diálogo de representantes do alto escalão da empresa é comum inclusive em outros assuntos, frequentemente interagindo em elogios, sugestões e dúvidas também. Este diálogo reforça um estilo de gestão próximo aos funcionários e apoia processos de inovação na empresa, já que dá voz ativa a funcionários de todos os cantos do país para debater com Unidades Estratégicas da empresa”.

Fonte: Terra

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.