Após processo de avaliação, a Seleção de Conselheiros da Previ de 2023 foi concluída em abril. Nessa matéria, vamos compartilhar as principais estatísticas sobre o perfil dos participantes no processo, além do balanço das indicações nas assembleias gerais ordinárias nas principais empresas em que a Previ detém participação.
Os conselheiros de administração e fiscal desempenham um papel fundamental nas organizações, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas, o monitoramento das atividades e o bom funcionamento das empresas. As responsabilidades dos conselheiros indicados pela Previ envolvem o acompanhamento e aconselhamento dos executivos e gestores, bem como a proteção dos interesses da Companhia, colaboradores e demais partes interessadas.
Para a Previ, a Seleção de Conselheiros tem papel fundamental no atingimento de nossos objetivos estratégicos e na construção de colegiados robustos, diversos e legítimos nas empresas em que investimos. A partir deste processo, buscamos selecionar candidatos capazes de auxiliar na criação de valor a todos os acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes, comunidades e, por consequência, a sociedade de uma forma geral.
Mais que um processo seletivo comum, a Seleção de Conselheiros representa a indicação de profissionais que atuarão com objetivo de buscar a perenidade das companhias em que a Previ investe, contribuindo para o futuro da nossa instituição.
Raio-x da seleção
O banco de candidatos da Seleção de Conselheiros de 2023 totalizou 355 inscritos, dos quais 91 foram indicados para vagas (40 delas por recondução e 51 novas indicações) e 80 foram eleitos. Confira o perfil dos inscritos:
Além da conferência curricular, os candidatos habilitados nas etapas anteriores, foram encaminhados para o Assessment, uma avaliação qualitativa para identificação de tendência de comportamento, desempenho e potencial, conduzida por consultoria independente.
Nesse ano, para a temporada de assembleias gerais ordinárias das empresas, a Previ apresentou indicações para 91 vagas. Confira o perfil dessas vagas:
Dessas 91 vagas, a Previ obteve êxito na indicação de 80 candidatos. Confira o perfil dos eleitos:
Dos 80 assentos preenchidos, 40 são reconduções de conselheiros que exerceram as funções de conselheiros de administração ou fiscal. Das 51 novas indicações, 25% foram preenchidas por mulheres.
A Previ vem buscando engajar as empresas em ações que promovam uma cultura inclusiva e valorizem diversidade, dentre outras práticas ASGI (Ambiental, Social, de Governança e Integridade), pois acredita na sua importância para melhor posicionar as empresas frente aos desafios, aproveitar as oportunidades, fortalecer a reputação da companhia e criar valor de forma sustentável.
A relação completa com os conselheiros eleitos com o apoio institucional da Previ está divulgada no site Previ.