O Economus Família é um plano de saúde destinado aos parentes até 4º grau dos participantes do Instituto, que tem os valores das mensalidades atualizados uma vez por ano por meio de cálculos atuariais feitos por empresa especializada.
A revisão anual do custeio do plano visa manter o equilíbrio entre receitas e despesas, garantindo as coberturas previstas em regulamento e a qualidade dos serviços.
Os cálculos atuariais levam em conta o perfil etário dos beneficiários, a quantidade de pessoas existentes na carteira, o nível de utilização dos serviços e a taxa de sinistralidade no plano. Também, são projetados os custos assistenciais para os próximos 12 meses considerando a inflação médica, assim como as receitas arrecadadas com as mensalidades pagas pelos beneficiários.
Considerando esses fatores, os estudos atualizados demonstram a necessidade de reajuste sobre os valores da tabela de mensalidades do Economus Família, na ordem de 9,52%, para os próximos 12 meses, com vigência de setembro/21 a agosto/22.
Veja abaixo a nova tabela com os valores reajustados por faixa etária:
É importante destacar que o Economus Família é classificado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como um plano “coletivo por adesão”. Nessa modalidade, e pelo fato de o Economus ser uma operadora de autogestão, sem fins lucrativos, os planos não estão sujeitos ao código de defesa do consumidor e não se aplica a esses o percentual máximo de reajuste que é definido pela ANS, válido apenas para os planos classificados como individuais.