Lançada há um ano pelo Banco do Brasil, a ARI – Área de Recomendações Inteligentes, solução que utiliza Inteligência Artificial Generativa para apoiar a gestão de micro e pequenas empresas, já gerou mais de 60 milhões de recomendações personalizadas, beneficiando 2,6 milhões de negócios em todo o país. Os insights personalizados traduzem dados complexos em orientações práticas e acessíveis.
A ferramenta está disponível no Painel PJ (web), BB Digital PJ e app BB PJ, com curadoria humana para garantir segurança e relevância das mensagens. Apenas no segundo trimestre de 2025, a ARI registrou 23 mil acessos únicos pelo canal mobile. Já o NPS do Painel PJ atingiu 83,66, um dos maiores da categoria.
“A ARI representa um avanço importante na forma como usamos inteligência artificial para apoiar quem empreende no Brasil. Ao oferecer recomendações personalizadas com base no perfil financeiro, conseguimos entregar valor real para as micro e pequenas empresas. É uma solução que une tecnologia, proximidade e inteligência para fortalecer a gestão dos negócios”, avalia Luciana Carvalho, executiva de estratégia de clientes e inovação do BB.
Com a ARI, o BB foi pioneiro no uso de GenAI em canais voltados diretamente ao cliente. A solução oferece insights personalizados com base no perfil financeiro, fluxo de caixa e comportamento de mercado das empresas, abordando temas como finanças, crédito, marketing e estratégia.
“Este é um exemplo claro de como a IA pode ser aplicada de forma prática, segura e transformadora para resolver desafios reais enfrentados por milhões de pequenos negócios no Brasil”, afirma Diego Quadros, executivo de IA e Analytics do BB.
Além do uso externo, a ARI foi expandida para apoiar funcionários da rede de atendimento PJ por meio de uma IA generativa conversacional no Microsoft Teams. A nova aplicação foca em produtos de crédito, resultado de escuta ativa com a rede de agências.
Reconhecimento internacional
Em apenas um ano, a ARI rendeu três premiações internacionais para o Banco do Brasil. A inovação rendeu ao BB os prêmios Model Bank Award 2025 (Celent), Global Finance – The Innovators (América Latina) e AI in Finance Awards nas categorias Enhanced Customer Experience e Personalized Financial Advice.
Com a ARI, o Banco do Brasil reafirma seu compromisso com a inovação responsável, centrada no cliente e com impacto direto na produtividade e autonomia do empreendedor brasileiro.