Boa tarde! Hoje é sexta, 01 de julho de 2022

(11) 3104-4441

Em casa de ferreiro o espeto precisa ser de pau?

Publicado em: 08/09/2017

Você já deve ter ouvido aquele ditado popular “Em casa de ferreiro o espeto é de pau”.

Vivemos em um mundo de muitas incoerências. Quantos médicos fumam, apesar de saber dos efeitos nocivos do cigarro? Quantos nutricionistas obesos? Isso sem falar em outras categorias profissionais.

E recentemente fiquei pensando sobre os significados daquele ditado. E, depois de muito pensar, cheguei à conclusão de que muitas coisas que nós falamos para os outros servem para nós mesmos. Ou melhor, falamos para os outros, para que possamos ouvir a nós mesmos.

Pode parecer estranho, mas se prestarmos atenção ao nosso dia a dia, notamos que isso acontece com certa frequência. Por exemplo: um amigo chega até você, precisando de um conselho porque está enfrentando problemas no casamento. Apesar de o seu casamento estar sólido, você também vem enfrentando problemas parecidos, e ao oferecer ajuda acaba dizendo exatamente o que precisa fazer com o seu casamento. Irônico, mas é verdade.

A nossa mente inconsciente trabalha de forma inteligente ao nos mostrar no nosso próprio discurso o caminho que devemos seguir. E para aproveitar esses sinais de forma produtiva, basta estarmos atento ao que falamos, principalmente quando aconselhamos alguém.

Quem nunca passou pela situação de falar em investimento para um cliente e lembrar que precisa alocar os seus recursos também?

Então, aproveite o momento e avalie como está o seu planejamento financeiro. Tem um? Está atualizado? Está fazendo a gestão do seu patrimônio de forma eficiente?

Porque eu acredito que não precisamos ficar usando espetos de pau, quando podemos construir para nós mesmos uma bela grelha e apreciar nela um excelente churrasco.

Artigo de Marcelo Katayama, médico e terapeuta do Núcleo Ser Treinamento e Consultoria

Para ler os outros artigos publicados na coluna Gerente Assertivo, clique nos temas abaixo:

– Suicídio: desfecho trágico de bancários que sucumbem às violências do trabalho

– Suportar a pressão à custa de muita energia e antidepressivos?

– Palavras negativas levam a emoções similares

– Formas de movimentar o corpo trazem inegáveis benefícios para o estado emocional

– Ah! Se eu tivesse…

– Você vê o copo meio cheio, ou meio vazio?

– E se você soubesse como o seu cliente pensa?

– A importância dos feedbacks positivos

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.